Muitos grupos de HQs, mangás, animes e outros, definem o trabalho com um lema: “feito de fã para fã.”
E é exatamente assim que as coisas funcionam. Quem faz uma tradução, revisão, letras ou mantém um blog também é fã do material com que trabalha. Aliás, mais importante que isso, FAZ PORQUE É FÃ. Só isso explica o fato de se dispor a usar parte de seu tempo para produzir uma história e colocá-la à disposição de quem quiser baixar.
Naturalmente, algumas histórias terão uma aceitação melhor que outras. E a vontade dos fãs de uma história é que sejam produzidas outras partes dessa aventura, quantas mais melhor. No N&D temos alguns excelentes exemplos disso. Mas vale lembrar, de novo, que quem faz também é fã e quer ver a continuação pronta o mais rápido possível. Mas daí a deixar de fazer outros títulos de que se gosta só pra priorizar uma série vai uma distância bem grande, afinal, existem outros que gostam de outros títulos. E a diversidade é uma marca registrada do blog N&D.
Todos esses rodeios só pra chegar a um assunto que surgiu no blog há algum tempo atrás: reclamações com a demora e quanto a alguns títulos postados, cuja qualidade ou estilo não eram do agrado de alguns. É claro que alguns não são fãs de tudo que é postado no blog, mas sei que existem muitos que gostam desse tipo de material, porque também gostamos de divulgar muita coisa diferente que tem por ai. Por isso não vamos deixar de postar só porque alguém discorda dos estilos.
A quem reclamou, ou reclama, algumas considerações:
1) O N&D procura oferecer qualidade, diversidade e exclusividade no material que produz. Isso não se faz na correria, mas com paciência e cuidado;
2) Já pensou em ajudar o BLOG? O que não falta é trabalho para quem quiser colaborar. Só se beneficiar do esforço de outros, e ainda reclamar do que está sendo feito, pode indicar muitas coisas, e não consigo pensar em nenhuma que seja positiva. Muitos de vocês sabem que a equipe “ativa” ultimamente não é grande, e como estou obcecado em finalizar tudo sozinho, acabei “me arrependendo” pois, o acervo é bastante diversificado e foi escolhido já algum tempo, mais por causa dessa limitação alguns estão sendo feitos por outros grupos. Mais isso não justificará o abandono do projeto, pois em respeito ao tradutor será feita a respectiva HQ ou mangá.
3) Se não gosta de alguma coisa que foi postada, ignora. O silêncio do público (ou a ausência de downloads, no caso), seria o melhor indicativo de que o material não agradou;
4) Críticas construtivas são sempre bem vindas, mas palavrões não contribuem em nada. Fazemos isso por hobby, por sermos fãs, por gostarmos de fazer, gastando nosso tempo, recebendo como pagamento só o agradecimento de quem gostou do trabalho feito. Sermos xingados por postar algo que não agrada, ou por não fazer só o que alguém gostaria de ver sendo feito, nós dispensamos.
Como já disse, trabalho é o que não falta. Se alguém quiser colaborar tanto na tradução ou diagramação, é só mandar email para: elicarpo@hotmail.com. Já que agora temos um material bastante vasto, muito dele em espanhol, que não é tão complicado de traduzir (a revisão do texto fica por conta do Reverendo, então não precisa ser uma tradução perfeita). Mesmo assim, quem quiser ajudar pensando que é coisa simples, melhor nem fazer contato, porque não é moleza não. Pois o que não falta são desistencias nas primeiras tentativas, e se querem enviam um email avisando. E para aqueles que se garantirem, toda ajuda será muito bem recebida.
Então para aqueles "agoniadinhos", tai uma lista das Euros que estão em fase de finalização. E novamente, se quiserem ajudar tanto na tradução em espanhol, inglês e francês ou na diagramação mande um email para: elicarpo@hotmail.com________________________________
As Águias de Roma
(Livro II)
Na tão aguardada continuação, Marcus e Arminius já estão adultos e cada vez subindo mais na hierarquia do Exército Romano. E com isso vem as regalias, e principalmente as mulheres! Marcus se apaixona perdidamente por jovem nobre, que já está prometia para um dos homens mais ricos de Roma. E Arminuis avisa que tem que fazer as opções certas, porque, como uma paixão proibida sempre não acaba bem, ele vai criar inimigos perigosos para o futuro. Com isso o elo entre os dois é quebrado. Alem disso, as tribos bárbaras parecem estar organizadas para desafiar Roma. Pode um bando de selvagens desafio a nação mais poderosa do mundo? Com roteiro e arte de Enrico Marini.Predadores(Livro I)Predadores retoma uma tradição vampiresca mais clássica e até mesmo conservadora. Sedutores, belos, elegantes, exalando sexo e sofisticação, eles estão presentes nos principais círculos de poder. A série conta a história de vampiros e sociedade secretas milenares, envolta numa conspiração que inclui ainda dois detetives num jogo de sedução. Com roteiro de Jean Dufaux e arte de Enrico Marini.
O Escorpião(Livro I)Durante a queda final do Império Romano, os representantes das nove principais famílias estão reunidos. Para manter sua hegemonia nos séculos que virão, eles decidem "patrocinar" o Catolicismo, para estabelecer o conceito de bem e mal entre os povos, de vício e virtude, de obediência à autoridade. Estando acima destas regras, seus membros pretendem continuar no poder. Séculos depois, por volta da época da Revolução Francesa, surge o Escorpião, um jovem que é filho de uma feiticeira e de um padre, tendo nascido amaldiçoado, com uma marca de escorpião na pele, mudará toda a história. Com roteiro de Stephen Desberg e arte de Enrico Marini.
Siegfried(Livro I)Diretamente da lenda do Anel de Nibelungo, Siegfried é um dos vértices da fantasia heróica, um fascinante história que revive os mitos fundadores das lendas mais bonitas. Siegfried, é fruto do amor interrompido de uma deusa e um humano. Criado por um espectro da floresta e lobos, ele quer descobrir quem são seus pais verdadeiros e viver entre os humanos. No entanto, Odin, pai dos deuses nórdicos, decide enviá-lo para lutar contra o Dragão Fafnir que guardam o Ouro do Reno. Com roteiro e arte de Alex Alice.
Murena(Livro I)Estamos em plena Roma Antiga e Agripinia, depois de ter conseguido casar com o Imperador Claudius, procura formas de elimina-lo. Ela tem um fillho, Nero, de um outro casamento, que Claudius adotou ao se casar com Agripinia; contudo, Claudius se aproxima do seu verdadeiro filho, Britannicus, e decide que ele será o seu sucessor, decisão que Agripinia não pode aceitar, pois pretende que a coroa ouro vá para Nero. Claudius tem também uma amante secreta, Lolia Paulina, por quem já está apaixonado há bastante tempo e que é mãe de Murena, que nunca aceitou muito bem ser filho bastardo do Imperador, ignorando sempre que possível o seu pai. Murena é focada dentro das muralhas Roma, com toda suas intrigas, corrupções, politicagem e sede de poder misturados com sangue e areia nas arenas dos gladiadores. Com roteiro de Jean Dufaux e arte de Philippe Delaby.
Arthur - Uma Epopéia Celta(Livro VIII)Gwenhwyfar, esposa de Arthur, retorna à sua terra natal após a morte de seu pai, porque o juiz deve nomear um sucessor. Mas uma batalha pelo reino começa e Arthur, envia seu filho para ajudar, sem saber que o resultado do conflito será uma grande tragédia. Com roteiro de David Chauvel e arte de Jérôme Lereculey.
Sete Ladrões
Ebrinh e Ivarr, dois ladrões de galinhas, vivem mais mal do que bem fazendo pequenos furtos no submundo de Marmaëkard. Em uma manhã, eles se encontram com dois Anões que querem usar seus talentos em uma missão arriscada mas lucrativa: apoderar-se das riquezas de seu povo, escondidas no mais fundo da montanha. Para organizar essa expedição, recrutam também um Colosso encarregado de transportar a carga e dois ferozes Ogros. Mas o fabuloso tesouro dos anões provoca tanta cobiça que nada acontecerá do jeito que se pretende. Com roteiro de David Chauvel e arte de Jérôme Lereculey.
Blacksad(Livro III)Com as finanças e a moral em baixa, Blacksad está em Las Vegas onde trabalha por conta de um jogador bem sucedido. Aqui, um encontro inesperado vai alterar a sua vida. Um antigo amigo, Otto Lieber, cientista de grande gabarito, também foi à Las Vegas para assistir a uma conferência sobre assuntos nucleares. Os dois homens encontram-se e as recordações sucedem-se... Otto parece ter uma vida apaixonante, apesar da excentricidade do seu “benfeitor”, Samuel Gotfield. Este é casado com a perturbadora Alma e, apesar de se terem desentendido no primeiro encontro, Blacksad e Alma não conseguem esconder uma atração cada vez mais forte. Alguns dias mais tarde, Otto Lieber é vítima de uma tentativa de assassinato... Quem a terá feito e porquê? Com roteiro de Juan Díaz Canales e arte de Juanjo Guarnido.
Torpedo 1936Neste álbum, o leitor vai conhecer melhor Luca Torelli, aliás Torpedo, um assassino profissional da Mafia da pior espécie, frio, lúgubre, sem piedade, mesmo que seja preciso abater o seu melhor amigo. Mas, por de trás desse sórdido criminoso, há o retrato de um pequeno emigrante que, na “terra das oportunidades”, só conheceu o medo, a miséria, a violência e a segregação racial”. Com roteiro de Sanchez Abuli e arte de Jordi Bernet.
Os TecnoPadres
(Livro I)
Em um futuro distante onde os jogos virtuais são feitos por uma seita conhecida como os TecnoPadres. A seita é responsável por criar estes jogos com uma obscuridade que o objectivo é apenas conhecida pela mais alta hierarquia. Uma jovem virgem destinados a tornar-se o oráculo do Palácio Imperial, é violentada por "Pirata" e dá à luz três filhos: Almagro, Onyx e Albino. Ao passar dos anos, Albino conhece toda as emoções e decepções do universo, começando a ver a maldade e vileza que está armazenado no coração da seita ... É aí que começa vislumbrar seu verdadeiro destino quando inicia sua jornada para se tornar o Supremo TecnoPadre e mudar essa ideologia e criar uma nova sociedade onde as relações humanas são mais valorizadas do que o progresso científico. Com roteiro de Alejandro Jodorowsky e arte de Zoran Janjetov.
Requiem - Cavaleiro Vampiro(Livro I)Imaginem um Universo Paralelo habitado por toda a espécie de criaturas malignas, como Zumbis, Dragões, Vampiros, Lobisomens, enfim... tudo o que foi mau na Terra reencarna num destes monstros, ou então lutam contra todos os que têm assuntos "pendentes", ou seja vingança! Neste Inferno onde o tempo anda para trás, a casta dominante é a Vampírica que é também onde o mal é encarnado mais refinadamente. Roteiro de Pat Millis e arte de Olivier Letroit.
As Euros que ainda então precisando ser traduzidas
do FRANCÊS:
Escuridão
(Livro II)
A tão aguarda continuação da série Escuridão saiu no começo desse mês la na Europa mostrando o jovem Ioen vencendo extraordinariamente o torneio de tiro lanças, ele e seu pai adotivo estão de voltando para sua aldeia, e logo no caminho veem os terríveis estragos das criaturas aladas cuspidores de fogo que habitam o seu mundo. Marcado para sempre por esse encontro cruel e monumental, a criança ainda não sabe que seu caminho está traçado e vinculado, pela profecia, o destino de salvar o reino de Kïrgräd. Ioen continua a ser treinado no manejo de armas com um grupo de gladiadores que terá a oportunidade de levá-lo a tentar entrar na Terra do Fogo, assim como se tornar um cavaleiro impressionante, considerando-se eleito, se apresentar como um potencial salvador do reino. Muitas surpreas no segundo livro de Escuridão. Com roteiro de Christophe Bec e com a arte de Iko.Arawn(Livro II)No segundo livro, mostra a morte do Rei Gresholm. Arawn usurpou seu trono, sua coroa e sua esposa, Deirdre, uma mulher tão bonita quanto orgulhoso. Em seguida, ele conquistou os outros reinos de Cymru. Mas com todo esse poder, ele se tornara um grande rei? E seus irmãos, que foram em busca de aventura em outros reinos, o que o destino os aguarda? E sua mãe? A profecia será concretizada? Com roteiro de Ronan Le Breton e a arte de Sébastien Grenier.
O Bosque das Virgens
(Livro I)
Após anos de luta incessante, a guerra entre a humanidade e os canídeos chega ao fim depois que os humanos começam a usar armas de fogo, obrigando as bestas primitivas comparativamente declarar uma trégua. É decidido que um casamento interespecífico seja formado entre Aube, a filha do nobre humanos Arcan, e Loup-de Feu, o filho do Senhor da Bestas, Loup-de-Traille. Aube não está satisfeita com o acordo, acreditando que o fruto gerado dessa tal união seria uma blasfêmia. Quando chega a hora do casamento, Saliat, irmão de Aube mata Loup-de-Feu, e foge com sua irmã para o Bosque das Virgens, um lugar onde só as virgens podem sair vivas. Pelo outro lado, as feras anulam a trégua fazendo com que a guerra torne a reinar entre as especies. Mas o que eles não sabem, é que existe um hibrido que mudara todo o destino das duas raças. Com o roteiro de Jean Dufaux e a bela arte de Béatrice Tillier, que usou a si própria e o ator Christian Bale como referência para os personagens principais.