Social Icons

HQ: Liga da Justiça vs Vingadores , 04 Edições de Kurt Busiek e George Pérez


*Para fazer o download basta clicar na capa da revista desejada.

free image hosting






De uma hora para outra, a Liga da Justiça se vê enfrentando um poderoso e desconhecido ser: Terminus, do Universo Marvel. Ao mesmo tempo, em outra realidade, os Vingadores encaram uma criatura que jamais viram: Starro, vilão clássico da DC.

Logo se descobre que algo de estranho está acontecendo, como se suas realidades distintas estivessem se mesclando. As "visitas" de seres de um universo ao outro passam a ocorrer mais e mais.

Então, a Liga é procurada pelo Grão-Mestre e os Vingadores, por Metron, para que as equipes reúnam 12 objetos místicos (seis de cada realidade). O lado derrotado verá seu universo ser destruído.

Tem início, então, um duelo entre as duas maiores equipes de todos os tempos. No entanto, os super-heróis não sabem, mas estão sendo manipulados com fins bastante obscuros. Sorte que nem todos engoliram a história de Metron e do Grão-Mestre...

Busiek se baseou numa profunda pesquisa dos dois universos e permeou as páginas com centenas de homenagens aos super-heróis da DC e da Marvel. A trama é genial? Nem de longe, mas é uma história bem amarrada.

Para os fãs mais novos, uma contenda entre heróis das duas equipes pode soar tolo, pueril até. Mas Busiek usou um recurso que já fora utilizado antes - o primeiro crossover gigante da "Casa das Idéias", em 1988, chamava-se Torneio de Campeões (saiu no Brasil na revista Heróis da TV, nas edições # 108 a # 110) e tinha justamente o Grão-Mestre como "organizador".

E é aí que entra o grande porém desta minissérie. A história foi toda pensada para fãs veteranos, gente com um conhecimento prévio, no mínimo, razoável dos dois universos. São tantas as citações a fatos passados que um leitor mais novo, que não viu essas histórias pregressas, fica "boiando" e, evidente, não curte tanto.

O trabalho de Busiek foi minucioso e tem grandes passagens, como as equipes interagindo, como se conhecessem há anos e, claro, os combates entre os superseres.

No entanto, o ponto alto é próximo ao confronto final com Krona - o vilão por trás da trama (ele quer descobrir o segredo da criação) que pode destruir os dois universos -, quando vários super-heróis vêem o futuro e, por tabela, coisas para eles inacreditáveis. O Jaqueta Amarela batendo na Vespa; Batman encarando a morte de Jason Todd e a cena em que tem a coluna quebrada por Bane, o Capitão América usando uma armadura, o Superman e Flash (Barry Allen) morrendo, o Homem de Ferro entregue ao álcool, Hal Jordan se tornando um vilão e por aí afora. E, mesmo assim, todos optam por seguir em frente e derrotar o inimigo.

Ou seja, mostram a síntese das duas equipes: o heroísmo a qualquer preço, algo que acabou sendo jogado por terra pouco tempo depois em sagas como A Queda dos Vingadores, Crise de Identidade, Crise Infinita e Guerra Civil, que desmantelaram esses modelos "perfeitos" de combatentes do crime.

Na arte, Pérez faz o de sempre: arrebenta. Sua capacidade de colocar dezenas, centenas de personagens numa página dupla é incrível; e sua narrativa dá à HQ a agilidade que a trama pede.


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. o link para a ultima edição esta igual ao da terceira edição.
    por favor, concerte o link para que possamos ler o ultimo capitulo.
    grande abraço e obrigado pelo trabalho.

    ResponderExcluir

 
Blogger Templates