Social Icons

HQ: Pyongyang - Uma Viagem à Coreia do Norte



Fazendo parte do chamado “Eixo do Mal”, junto com países como o Irã e a Síria, a Coréia do Norte é um dos mais secretos e fechados países do mundo. Não há internet. Jornalistas são malvistos. A televisão só tem dois canais, ambos estatais. Combustível e energia elétrica são racionados. Andar desacompanhado, para um estrangeiro, é quase impossível. Enquanto informação é artigo de luxo, propaganda e doutrinação abundam em todos os cantos. Cenário dos mais estéreis, não é ficção, mas o cotidiano da vida na Coréia do Norte. Uma série de desastres naturais e de erros humanos também o transformou em um dos mais pobres. Com a abertura de uma fresta para investimentos estrangeiros neste país-fortaleza, o artista Guy Delisle (Crônicas Birmanesas e Crônicas de Jerusalém) viajou para sua capital, Pyongyang, onde trabalhou por dois meses como supervisor de um estúdio de animação francês, que terceirizou a parte braçal e repetitiva dos desenhos animados para a SEK, produtora estatal de filmes.

Em Pyongyang, Delisle traça um retrato irônico e crítico da Coréia do Norte, apresentando seu testemunho único do país, dos habitantes, dos costumes, da situação de expatriado e do regime totalitário de Kim Jong-Il, a única dinastia comunista do mundo. Com a companhia constante e obrigatória de um guia e um tradutor, ele percorre a capital e arredores com seu olhar de artista, vendo além do que é cuidadosamente selecionado para ser apresentado aos raros visitantes estrangeiros. 

*PS; Depois de ler essa HQ, quero ver alguém dizer; "o Brasil é uma merda!".

Tradução e Letras: Daniel de Boni
Finalização: Elicarpo

DOWNLOAD:


Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Depois de ler essa HQ, quero ver alguém dizer; "o Brasil é uma merda!".

    Disse tudo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Pretendem disponibilizar as que foram citadas acima (Crônicas Birmanesas e Crônicas de Jerusalém)?

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, quadrinho sensacional.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li! mas ja vou dizendo o brasil é uma merda! se ainda por muitos ainda não é considerado pode ter certeça que estamos caminhando pro lado certo.
    Corrupção que chega doer. bandidagem fazendo festa! assalto,assassinatos e estupros a vontade no brasil ta liberado.
    Desemprego crescente e filas enormes pra pegar uma vaga de trabalho de mercado.
    Impostos altíssimos e a criação de novos meios de sugar ainda mais o brasileiro.
    Serviços porcos e mal intencionados a preço de ouro.
    O Brasil não é nem uma coreia, mas isso não quer disser que devemos aceitar as coisas como estão porque existe lugares piores. NÃO!! ficar calado faz todo mundo pensar que esta tudo bem!

    ResponderExcluir
  5. Boa BD. algumas gralhas no texto mas boa adaptação.
    Quanto ao Brasil, por este andar torna-se uma nova Venezuela em tamanho maior. Os jogo olímpicos vão custar muito dinheiro e o lucro mal vai chegar aos bolsos dos brasileiros.

    ResponderExcluir

 
Blogger Templates