Social Icons


Entrevista de Andrea Bonzi: Paolo Eleuteri Serpieri, do erotismo de Druuna ao Ranger

“O meu Tex? Forte com os cabelos compridos!”


“O meu Tex? Jovem, com os cabelos longos e menos politicamente correto do que é habitual”. Paolo Eleuteri Serpieri é um dos grandes nomes das HQs italianas. Aluno de Renato Guttuso, é conhecido sobretudo pela bela heroína Druuna, que nos "endoidava" anos 80 e 90. Mas o seu primeiro amor é o Oeste, e depois de uma longa gestação, no próximo dia 17 deste mês de Fevereiro sairá a sua homenagem a Águia da Noite, totalmente realizada por si, no texto e nos desenhos: para a ocasião a Sergio Bonelli Editore inaugurará uma nova coleção anual de volumes cartonados a cores, com histórias mais curtas, intitulada “Tex de autor”.

Bonzi - Serpieri, o seu Ranger é diferente de todos os outros…
Serpieri - “Interessava-me um período histórico em particular, os anos 50 do século XIX e portanto pensei que Tex podia ter uns 24-28 anos, quando habitualmente aparece como um quarentão. Eu fiz apuradas pesquisas históricas e, naquele período, era extremamente difícil encontrar alguém que tivesse o cabelo curto, e por isso alonguei-os. É o Tex que eu sempre ansiei, embora continue a ser o herói de sempre.”

Capa da HQ

Forte e quase desumano, dada a vingança final. Ele tem um gesto que não revelaremos, mas que não é próprio “de Tex”.
“Talvez sim, mas é impulsionado por uma situação extrema e sabe que para sair dela, deverá agir como um guerreiro.”

Sei que a ideia nasceu há alguns anos atrás, e Sergio Bonelli tinha hesitado…
“(Sergio) Bonelli disse amiúde que gostaria de ver um Tex desenhado por mim e por Moebius. Eu falei com ele um pouco sobre essa história provocatória, dizendo que o personagem tornou-se politicamente correto em demasia. Ele ficou perplexo e disse “não se pode fazer“, talvez tivesse razão. Então, infelizmente, faleceu. Na Bonelli deram-me a máxima liberdade criativa, e a história, como se vê pelo final em que comparece um personagem com o seu nome, é dedicada a ele!”

Algumas das páginas da HQ

Talvez alguns leitores do autor de Druuna esperassem qualquer nudez a mais…
“Eh, eh (…risos…). Na redação da Bonelli estavam todos com medo: “Não vá ele desenhar algumas mulheres…” diziam. Há uma personagem feminina, mas com efeito é muito pura.”

O editor Mauro Boselli com a 1ª edição que terá o preço de € 6,90 (Euros)

Os co-protagonistas da história são os índios, povo guerreiro retratado de forma muito crua.
“São os índios americanos a parte da epopeia do Oeste que mais me interessa. Nesta história participa Lua Negra, um comanche malvadíssimo, mas na realidade eu sempre torci por eles.”

Paolo Eleuteri Serpieri
O senhor sempre teve um grande sucesso sobretudo na França, como o explica?
“Não há nenhuma explicação em particular. Eu sempre fiz o que eu gostava. Me interessa sobretudo a ficção científica, pelo fascínio do desconhecido. Não pensei que o género pudesse agradar mais no estrangeiro do que na Itália, simplesmente aconteceu.”

Iremos rever Druuna?
“Dígamos que sim. Está para sair “Anima”, uma não história por imagens de 66 páginas: a protagonista será uma espécie de Druuna loura e encaracolada, com surpresa final.”

Jovem Tex

Tex – L´Eroe e La Legenda ( O Herói e a Lenda) é uma edição no formato franco-belga, tem 48 páginas, formato grande (23cm x 30cm), capa dura e lombada quadrada, e totalmente em cores. Parece que Serpieri teve uma certa liberdade cronológica em relação ao personagem, não utilizando a versão canônica de um Tex mais velho, mas sim um Tex mais jovem e até mesmo de cabelos longos. Mas pelas páginas divulgadas, a essência do personagem está lá, com muita aventura e tiroteios.

Fontes: Tex Willer Bog e Dinamo Art.
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Souberam do desentendimento desse Mauro Boselli com o Mike Deodato, sobre uma comic do Tex que ele iria fazer?

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essa matéria!! Será que a Mythos publicará!!??
    Ou saira aqui?

    ResponderExcluir
  3. Torcendo para que venha para o Brasil!!!!!!!!! Compra certa

    ResponderExcluir
  4. Torcendo para que venha para o Brasil!!!!!!!!! Compra certa

    ResponderExcluir
  5. Essa Drunna loura com com surpresa final eu até imagino o que seja: um traveco. Coisa nojenta e asquerosa.

    ResponderExcluir
  6. Esse cara segue o mesmo padrão do Milo Manara, desenha todo mundo com a mesma cara. O Manara desenha toda mulher com cara de alien e os homens velhos com cara de cartoon. Outro que desenha todo mundo do mesmo jeito e o John Byrne.

    ResponderExcluir
  7. curioso pra saber como vai ser essa história da "druuna loira" ,teria previsão pra sair

    ResponderExcluir

 
Blogger Templates