Pages
▼
HQ: Verão Negro - #00, de Warren Ellis
Com o roteiro de Warren Ellis (Planetary, The Authority, Transmetropolitan), e a arte de Juan Jose Ryp, Verão Negro (Black Summer) trata das nuances entre certo e errado.
Na história, as "Sete Armas" era um grupo de cientistas que modificaram seus corpos, a fim de retomar a cidade de West Coast das mãos de policiais corruptos, do governo local e de forças abusivas de segurança particular. “Um deles morreu. Outro ficou aleijado. Os restantes se separaram. E hoje, John Horus, o mais empenhado da equipe original, veio até a Casa Branca. Ele trabalhou com o presidente em assuntos de justiça social. Ele é um cara bom. Mas vem pensando sobre seu papel no país há um longo tempo. E não veio para dizer olá”, revela Ellis.
Horus se questiona sobre a validade de sua decisão de usar uma máscara e lutar pela justiça, mesmo fora da lei. “E se você acreditasse que seu presidente executou uma guerra ilegal, assim causando a morte de milhares de pessoas – isso não é um crime? Você deixaria passar?”, pergunta Ellis. Não é o caso de Horus. Ele entra no Salão Oval e assassina o Presidente dos Estados Unidos.
Além de Horus, há também Tom Noir, ex-membro do Grupo Sete Armas que perdeu uma perna durante o atentado que matou sua amada e parceira, Laura Torch, anos atrás. Ele passou a maior parte dos últimos anos em seu apartamento, se embebedando. Por isso, acorda um dia e se descobre um homem procurado, por causa do ato de Horus. “John Horus agiu sozinho, sem consultar os antigos companheiros, mas o governo e o povo não sabem disso”. Tom, aleijado e alcoólatra, e os outros membro do Grupo Sete Armas remanescentes passam a ser considerados uma ameaça aos Estados Unidos.
Verão Negro é uma mistura de temas. Numa primeira vista, a ideia parece (mais uma vez) ser os super heróis a trocar argumentos e a tentarem mostrar a melhor opção política ao soco e pontapé. De fato a série está cheia de combates grandiosos mas a verdadeira mensagem está em certas críticas que o Warren Ellis faz aos EUA. Sendo um escritor inglês, Ellis consegue o distanciamento necessário para fazer uma análise política e uma forte critica aos EUA na sua intervenção no Iraque.
Tradução: K.WoG
Diagramação: £L!¢aRpO
Gostei da HQ. Warren Ellis sempre arrasa.
ResponderExcluirParabéns pelo blog.
ResponderExcluir£L!¢aRpO, Eu acho que seu blog vale ouro. Veja lá na Toca o porquê: http://calango74.blogspot.com/2009/03/homenagem-toca-do-calango-vale-ouro.html
ResponderExcluirSe liga , eu baixei o restante o "verão negro"...qual ferramenta vc´s utilizam para colocar a tradução nos balões?Se pá , eu traduzo e mando pra vc´s revisarem
ResponderExcluir