Social Icons

Matéria: Nova entrevista com o roteirista e desenhista Leo


Uma nova entrevista com o roteirista e desenhista Leo, concedida em novembro ao site nacional voltado ao mundo das HQs Europeias; Tu Já Viu . Acompanhem!


Finalmente, conseguimos entrevistar o ilustre Luiz Eduardo de Oliveira, ou simplesmente LEO, desenhista brasileiro que mora na França e é o criador de Os Mundos de Aldebaran. Não apenas morador deste país europeu, há muitos anos, ele é bastante respeitado por lá no mundo da Nona Arte e tido como um dos melhores artistas da banda-desenhada franco belga da atualidade. Além de Os Mundos de Aldebaran, série que tem a aventureira espacial Kim Keller como principal personagem, LEO também é o criador de: Dexter London, Kenya, Namibia, Survivants, Terres Lointaines, La Porte de Brazenac, Ultime Frontière e Centaurus. Espero que gostem deste bate-papo que eu, PH, tive com ele por e-mail.

1 – Sei que é engenheiro e gosta de carros. Acha que consegue passar esta paixão para seus quadrinhos, através dos diversos e arrojados veículos que imagina em suas aventuras, incluindo as naves espaciais?

Parece um contra senso , mas nas minhas historias, eu não dou muita importância ao aspecto dos veículos e naves espaciais. Eu procuro fazê-los da maneira mais simples, sem muitas elocubrações. Não sei explicar porque. Talvez seja porque praticamente não uso régua nos meus desenhos, a não ser para fazer os quadrinhos.


2 – Já desenhava quadrinhos, antes de ir para a França?

Sim, fiz algumas histórias ainda no Brasil, mas só consegui publicar numa revista que se chamava O Bicho, no fim dos anos 70. Foi a minha primeira história publicada. Me esqueci como se chamava! Tinha só umas cinco ou seis páginas e era uma ficção científica, claro.


3 – Qual foi o primeiro desenho em quadrinhos que se lembra de ter feito?

Quando eu tinha uns 10 anos, desenhei uma historinha com o Mickey. Uma história policial onde o Mickey era o detetive. Como vê, comecei cedo!


4 – Você tem uma predileção óbvia por heroínas. Existe algum plano futuro para lançar um novo protagonista masculino, como aconteceu em Terres Lointaines, Dexter London e Trent?

Por enquanto, não tenho nenhum plano com um herói masculino. Prefiro que os personagens centrais sejam mulheres, de um lado, porque prefiro desenhar mulheres bonitas, em vez de homens musculosos, e também, porque heróis homens já existem aos montes, e em geral rodeados de mulheres bobas, frágeis e enervantes. Prefiro fazer o inverso. Sou um feminista instintivo e convicto.

    
Capas da "Trent", "Dexter London" e "Terres Lointaines"

5 – Um de seus trabalhos que mais gosto é justamente Dexter London. Esta série poderia ser retomada?

Infelizmente, não. Ela não fez muito sucesso, em grande parte, pois o desenhista, o espanhol Sergio Garcia, é professor da Universidade de Granada e ele não tinha muito tempo para desenhar a historia. Acabou que o prazo entre o aparecimento de cada álbum era muito longo e isso prejudicou as vendas e enervou o editor. É uma pena! Eu também gosto dessa série.


6 – Existe alguma chance de vermos Mermaid Project lançada no Brasil? Digo isso, por ser uma série que se passa, na maioria do tempo, por aqui.

Isso não depende de mim. Não sei responder. A Dargaud possui um departamento de vendas ao estrangeiro e sei que eles tentam vender no mundo inteiro.

  
Capas da série "Mermaid Project" que tem o roteiro de Leo

7 – Imagina qual é o motivo que torna complicada a difusão do quadrinho franco-belga no Brasil?

Ah se eu soubesse! Me lembro que quando eu morava ainda em São Paulo, a editora Abril publicou alguns dos monstros sagrados da BD: Jean Giraud, Bilal, Manara, etc. Eu e meus colegas desenhistas, que éramos todos fãs de quadrinhos europeus, estávamos certos de que o público iria acompanhar, pois a edição era de qualidade bem melhor do que fez a Panini. Que nada! Foi um fracasso e a Abril interrompeu a coleção. Incompreensível! Ficamos inconsoláveis.


8 – Como a sua infância e brincadeiras destes tempos influenciaram no trabalho que faz hoje?

É difícil dizer, mas é certo que os meus roteiros vão buscar suas origens nas coisas da infancia e juventude. Me lembro, por exemplo, que o meu irmão, três anos mais velho que eu, me chamou a atenção uma vez, sobre a experiência incrível que viveram os primeiros descobridores do Brasil, ao chegarem naquela terra selvagem, com fauna e flora diferentes, com índios estranhos. Uma experiência que nós, hoje, não teremos nunca mais a oportunidade de viver. A não ser que fôssemos descobrir outros planetas longínquos, selvagens e inexplorados. Como isso é praticament impossível, dado as distâncias colossais, resta a possibilidade de se fazer viagens imaginárias…


9 – Possui algum ressentimento por ser mais conhecido na Europa do que em seu país?

Não, eu não diria isso. Acho uma pena, claro, mas não ressentimento. Muitos outros paises além do Brasil não curtem a BD franco-belga. O que fica é mais uma satisfação de, apesar de ter vindo de um pais sem essa cultura de BD adulta, eu ter conseguido me implantar aqui.


10 – Sempre imaginei que Kim, heroína de Os Mundos de Aldebaran e suas derivações, e Manon, protagonista de Survivants, poderiam se encontrar em um crossover destas séries. Isto seria possível?

Claro que sim! E é o que vai acontecer na proxima série que dará continuidade à Antares. Eu previ desde o início. E isso, apesar da dificuldade que existe. Se a gente prestar atenção ao ler Survivants, nos damos conta de que Manon nasceu um século antes da Kim. Para superar esse impecilho, existe a mirobolante possibilidade de usar os desequilíbrios quânticos que, como todo mundo sabe, podem provocar saltos temporais…


11 – O que podemos esperar das duas gêmas de Centaurus, June e Joy, nova saga que você realiza em parceria com Rodolphe e Janjetov?

Centaurus, que eu escrevo conjuntamente com meu parceiro Rodolphe, é uma saga totalmente independente dos Mundos de Aldebaran, minha HQ principal e mais pessoal. O roteiro de Centaurus é super complexo e eu confesso que muita coisa está ainda por ser definida. Aliás, neste momento, estamos justamente começando a escrever o terceiro tomo da série. E tá complicado!

   
"Centaurus", Ultime Frontiere" e "La Port de Brazenac" são as novas do Leo

12 – Onde busca inspiração para os incríveis animais e plantas que cria?

Essa é talvez a pergunta que mais me fazem e que eu não sei responder. É difícil saber de onde surgem minhas inspirações. Só sei que às vezes, já no momento de escrever o roteiro, a imagem do animal me vêm à cabeça automaticamente. Outras vezes, não! Eu sou obrigado então a buscar inspiração, folheando livros sobre insetos, dinossauros, peixes das profundezas. São uma fonte inesgotável de idéias!


13 – Voltará aos Brasil, um dia?

Voltar para morar, não creio. Custei tanto para conseguir chegar aqui e aqui ficar que não tenho mais vontade de sair. E acho que perdi o hábito de viver no Brasil. Nas vezes em que fui aí de férias (raras vezes!), me senti um estrangeiro…

Por PH e LEO.

Fonte: Tu Já Viu

HQ: Ronin (Completa), de Frank Miller



Predestinado a conseguir a espada pertencente ao mestre saurai no Japão feudal, Agat acaba preso com o mesmo, dentro dela. Os dois vão parar no futuro, e lá, um jovem sem pernas e sem braços, que tem poderes mentais e vive em um complexo empresarial, comandado por um computador chamado Virgo, acaba incorporando o antigo ronin e a velha disputa entre ele e o demônio Agat tem seu reinício. Mas, agora, o que está em jogo é muito mais que apenas uma rivalidade ancestral, é o próprio destino da Terra.

Quando um samurai vê seu senhor ser morto por um demônio, dá-se o início de uma saga que se transformou em um clássico absoluto dos quadrinhos. Frank Miller vinha de sucessos cada vez mais empolgantes e estava no auge de sua carreira. Para sublinhar suas influências vindas do mangá e Moebius, ele resolveu contar uma história que misturava samurais caídos e ficção-científica. Uma produção do Onomatopéia Digital e Doom Scans.
DOWNLOAD:


HQ: Viking - Completa (Pack 05 Edições)



A história de Viking gira em torno de dois irmãos, Finn e Egil, criminosos que estão tentando subir na cadeia alimentar do crime. Egil não tem muita consciência ou senso de moral. O que ele tem de verdade é um prazer imenso em matar as pessoas. Finn é mais equilibrado e constantemente tem que salvar seu irmão de alguma enrascada. Criada por Ivan Brandon que disse que a inspiração veio ao ler sobre a história dos vikings. "Os paralelos com o crime organizado moderno se tornaram óbvios logo de cara e então meu trabalho foi procurar por mais linhas que cruzassem entre esses dois mundos", e com a arte de Nic Klein. Uma produção N&D.

DOWNLOAD:


HQ: O Amaldiçoado - 02 Edições


Por causa de um homem, o primeiro assassino, descobrimos que o ser humano é uma criatura complexa capaz de se abdicar e cometer grandes crueldades. Algumas religiões acreditam que o traço definidor da humanidade vem da maldade, e foi o que levou a um mundo tão perverso e corrupto, obrigando Deus a devastar tudo e começar de novo, Mas pouco antes do dilúvio, um homem está procurando desesperadamente alguma maneira de acabar com sua maldição, impulsionado simplesmente pelo desejo de morrer! Nova HQ escrita por Jason Aaron e desenhada por RM Guera, uma produção do Guardiões do Globo com HQ Point. 

 *Para fazer o download basta clicar na capa.


 


HQ Euro: O Escorpião - 4 Livros


Império Romano, as nove famílias mais poderosas de Roma se unem em torno da Igreja Católica para poderem controlar o destino da Europa. Nascido da união de uma "bruxa" com um padre católico, "O Escorpião" tem um espírito livre, gosta de arte pagã e ganha dinheiro fazendo pesquisas arqueológicas de santos e relíquias. Ele vende estas relíquias para a alta nobreza, e aproveita para se "santificar" com os elementos femininos desta nobreza ao mesmo tempo que cria uma grande teia de influências. Os problemas começam quando o Cardeal Trebaldi condena o Escorpião à morte sem razão aparente... põe no seu encalço os Monges Guerreiros e uma temivel cigana egipcia, Mejai, que tem à sua cintura um jogo de venenos do qual usa e abusa para cometer crimes ao serviço de Trebaldi.

O Escorpião é uma história com uma intriga religiosa bastante forte, que põe no mesmo tabuleiro o Papado e as suas intrigas, os Cavaleiros Templários, algumas pedras basilares da mitologia Cristã e claro está, os vulgares ladrões e caçadores de túmulos! A isto tudo juntem-lhe um pouco de sensualidade e uma extraordinária Capadocia e temos uma história que se consome com bastante satisfação! Com roteiro de Stephen Desberg e arte de Enrico Marini, uma produção do Tralhas Várias.

*Para fazer o download basta clicar na capa




eBook: A Lenda de Ruff Ghanor - Livro 1


Livro 1: O Garoto Cabra
Autor: Leonel Caldela
Lançamento: 2014
Tamanho: 2 Mb
Formato: PDF
Idioma: Português

Nos confins de uma terra inclemente, assolada por monstros e governada pelo terrível dragão Zamir, ergue-se o mosteiro de São Arnaldo. Os clérigos tentam viver em paz, sob o jugo do tirano, quando encontram um estranho garoto. Uma criança selvagem, dotada de poderes misteriosos, que luta como um adulto. Seu nome é como um rugido: Ruff Ghanor. Descendente de uma linhagem esquecida de reis, Ruff Ghanor pode ser o escolhido para combater o dragão. Vivendo no mosteiro isolado, ele cresce sob o peso de seu destino, cercado pelos amigos e amores de sua infância. Capaz de causar terremotos com as mãos e treinado desde cedo pelo rigoroso prior, Ruff tem um futuro de glória e sangue a sua frente. Esta é a história de um jovem com um dever monumental, imposto por homens e deuses. Uma vida repleta de fúria e paixão, medo e fé. O início da jornada de um herói e de um rei, esta é a lenda de Ruff Ghanor.

DOWNLOAD:

HQ Euro: Ranxerox - Livro 3



Todos sabem que Ranxerox é doentio e errado, mas muitos gostam disso! Ainda mais tendo muito mais violência ofensiva, drogas e depravação. Nesse livro compilei duas histórias; Feliz Aniversário Lubna e Be Bop Lubna. Roteiro de Stefano Tamburini, e a arte de Tanino Liberatore.

Digitalização e Edição: £L!¢aRpO
Agradecimento Especial: Ronaldo Lima

Mais um lançamento exclusivo N&D! 
ESPERAMOS QUE COMENTEM!!!
(Comente com seu perfil do Facebook)

DOWNLOAD:


HQ: Eternal Soulfire #03



Atormentada pela tragédia de seu passado, Miya está determinado a lutar contra os elementos mais sombrios de magia. Mas na procura de um fantasma do seu passado, ela pode trazer sua própria destruição. Roteiro de JT Krul e arte de Alex Konat com Angel Tovar.

Tradução e Letras: Reverendo

DOWNLOAD:


HQ Euro: Crônicas da Luan Negra - 14 Livros



Em um antigo reino, a uma antiga profecia que diz que um poderoso guerreiro chegará. Um jovem que sequer sabe quem é. Ao se juntar a um exército de saqueadores, ele se coloca contra forças muito poderosas. Mas tem mais jogadores interessados no resultado desse confronto. Coragem, magia, poderes e demônios em mais uma série trazida exclisivamente pelo Ndrangheta & Deck’Arte. Roteiro de François Froideval e arte de Olivier Letroit.

DOWNLOAD:


E-Book: Crônicas Saxônicas - 8 Livros


 

Livro 1: O Último Reino / Livro 2: O Cavaleiro da Morte / Livro 3: Os Senhores do Norte
Livro 4: A Canção da Espada / Livro 5: Terra em Chamas / Livro 6: Morte dos Reis  Livro 7: O Guerreiro Pagão / Livro 8: O Trono Vazio

Autor: Bernard Corwell
Lançamento: 2004 a 2015
Tamanho: 16 Mb
Formato: PDF / .doc
Idioma: Português

Na nova série criada por Bernard Cornwell, Crônicas Saxônicas, contará a história de Alfredo, o Grande, e seus descendentes. Aqui, Cornwell reconstrói a saga do monarca que livrou o território britânico da fúria dos vikings. Pelos olhos do órfão Uthred, que aos 9 anos se tornou escravo dos guerreiros no norte, surge uma história de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado. Nascido na aristocracia da Nortúmbria no século IX, Uthred é capturado e adotado por um dinamarquês. Nas gélidas planícies do norte, ele aprende o modo de vida viking. No entanto, seu destino está indissoluvelmente ligado a Alfred, rei de Wessex, e às lutas entre ingleses e dinamarqueses e entre cristãos e pagãos.

DOWNLOAD:
http://omerta.is/951


HQ: Sandman - Preludio, 06 Edições (Atualizada)


Morpheus, o Rei dos Sonhos, tem a sensação de que algo está muito errado. Em meio às suas responsabilidades com o mundo do Sonhar e seus súditos, ele recebe um misterioso chamado. Mesmo sem saber do que se trata, mas atraído e impelido a responder a convocação, se mune de seu elmo, rubi e algibeira de areia para partir rumo a uma desconhecida jornada. A trama, segundo o autor Neil Gaiman, vai explicar por que Morpheus estava tão enfraquecido a ponto de ser capturado por um mago em Sandman  #1, de 25 anos atrás. Mas o autor também diz que a minissérie não será um prelúdio e vai se passar durante a série original. J.H. Williams III desenha a nova série, que tem capas de Dave McKean assim como toda a série original. Um lançamento do Invisíveis-SQ.

*Para fazer o download basta clicar na capa.





HQ Euro: Stonehenge - Livro I



"A Pedra de Fal foi criada pelos deuses... Essa pedra é o umbigo do universo, o centro simbólico do nosso mundo, e esconde... um caminho que permite alcançar o outro mundo."

Enquanto druidas oram diante da Pedra de Fal, uma horda de bárbaros aparece com armas nas mãos. Os druidas foram massacrados, a Pedra Sagrada roubada. Muitos séculos depois, em 446, Germano de Auxerre, poderoso emissário da Igreja Católica, caça em todas as áreas remotas de Roma vestígios de heresia, crenças que se afastam da igreja universal. Convencidos de que os druidas estão escondidos e se passando por falsos monges, ele invade um monastério na ilha da Grã-Bretanha, e descobrirá algo que mudará para sempre o destino da ilha. Com o roteiro de Eric Corbeyran e a bela arte de Ugo Pinson.

Tradução e Letras: Yugifan

DOWNLOAD:


HQ Euro: A Estrela do Deserto - Livro II



Matt Montgomery em uma sede de vingança, vai até o fim do mundo em busca do assassino da sua familia. Com roteiro de Stephen Desberg e arte de Enrico Marini, um scan doTralhas Varias.

Scan: Tom Raider

DOWNLOAD:

HQ: 300 de Esparta #01


Essa é uma série que a muito tempo merecia uma nova versão. Pelo que lembro, a versão que tem na web é antiga e com qualidade baixa. Então por isso, eis que trago essa em "scans HD" .


O exército da Pérsia, uma força tão ampla que estremece a terra com sua marcha, está pronto para esmagar a Grécia, uma ilha de razão e liberdade num mar de misticismo e tirania. Entre a Grécia e esta torrente de destruição existe um pequeno destacamento de apenas trezentos guerreiros. Mas estes guerreiros são mais do que homens... eles são espartanos. Uma série ganhadora dos dois grandes prêmios das histórias em quadrinhos, é escrita e desenhada pelo incomparável Frank Miller e belamente pintada por Lynn Varley. Uma obra-prima grandiosa que também alcançou o sucesso nas telas dos cinemas com a superprodução dirigida por Zack Snyder. Um épico sobre coragem e honra!

Transcrição e Edição: £L!¢aRpO

DOWNLOAD:



 
Blogger Templates